domingo, 28 de outubro de 2012

Formação e colonização dos Estados Unidos


A história dos Estados Unidos da América, hoje conhecida por nós, inicia-se a partir do século XVI, quando exploradores europeus aportaram no lado norte do continente americano. Até então, apenas nativos habitavam no local, a partir dessa conexão com o continente europeu, os Estados Unidos passaram a ser colônia da Inglaterra. Inicialmente estes colonizaram a parte leste do país, o que corresponde ao litoral que é banhado pelo oceano Atlântico. Logo depois a parte central foi colonizada pela França e a parte sudeste e sudoeste pela Espanha.
Pessoas de vários grupos sociais, políticos e religiosos vieram habitar o novo mundo, por diversos motivos diferentes. A razão que levou a Inglaterra a tentar a colonização da América do Norte não foi a ambição de tornar-se um Império Colonial, mas o interesse no comércio e na superpopulação  da nação, pois muitas pessoas buscaram o Novo Mundo em busca da liberdade religiosa.
As primeiras colônias que a Inglaterra tentou estabelecer, ao contrário do que se esperava, não tiveram sucesso. Entre as razões que provocaram esse resultado, destacam-se o rigoroso inverno, as constantes batalhas com os índios e a falta de suprimentos. Uma das colônias mais bem-sucedidas foi a região que atualmente é a Carolina do Norte. Porém, devido à Guerra com a Espanha, a Inglaterra esteve ausente durante aproximadamente três anos, e quando voltaram não mais encontraram os colonos, todos haviam desaparecido. Encontraram apenas uma palavra desconhecida e misteriosa escrita em uma árvore: “CROATOAN”.
Na região da Virgínia foi onde se estabeleceu a primeira colônia ou assentamento, e abrigava desde então diversas pessoas de nacionalidades, culturas e religiões diferentes. Não havia apenas britânicos, mas espanhóis, franceses, alemães, irlandeses e italianos. Chamava-se Jamestown por ser próximo ao Rio James. Dentro dessa colônia foi desenvolvida a exploração de minerais, mais especificamente o ouro. Por causa disso a situação da colônia se agravou um pouco. As pessoas já não viviam em comunidade devido às suas diferenças. Passaram, então, a trabalhar em busca da riqueza para si mesmos, o que diminuiu ainda mais a capacidade de relacionarem-se em comunidade ou de defenderem-se mutuamente. Mais tarde, foram enviados vários homens para a colônia, o que só agravou a situação, já que estes não tinham família e portanto estavam vivendo somente em função de seus próprios interesses.
Por pouco Jamestown não foi completamente destruída. Primeiramente enfrentando uma seca e logo depois um inverno rigoroso, o assentamento estava carente de alimentação. Há historiadores que afirmam que houve até práticas de canibalismo dentro da colônia. Boa parte da população morreu. O assentamento foi salvo graças a John Smith, o qual apesar de pressionar os colonos com seu ideal: “sem trabalho, sem comida”, conseguiu êxito em sua iniciativa de aproximar-se de uma índia, filha de um chefe indígena, chamada Pocahontas, a qual forneceu alimentação para Jamestown.
A colônia abandonou a busca aos minerais para investir no cultivo de tabaco, pois não encontraram ouro na região e viram que o cultivo era muito mais rendoso. A mão-de-obra utilizada, a princípio, era livre, mas devido aos altos custos, a mão-de-obra escrava passou também a ser utilizada.
Os agricultores passaram a se distanciar uns dos outros por quilômetros de plantação e a economia da colônia passou a ser baseada exclusivamente no cultivo do tabaco. Esses fatos provocaram a descentralização da região da Virgínia. Grupos religiosos também não conseguiram se desenvolver nessa região, ao contrário da Nova Inglaterra.
O segundo assentamento, localizado no Nordeste dos Estados Unidos, foi chamado de Nova Inglaterra e fundado por dois grupos religiosos diferentes: os peregrinos, que queriam sair da Igreja da Inglaterra e os puritanos, que queriam reformá-la.
As colônias que correspondem, atualmente a Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware e Maryland localizavam-se na região central e caracterizavam-se também pela diversidade de culturas.
Além da Virgínia, a Carolina do Norte, a Carolina do Sul e a Geórgia localizavam-se na região Sul. A parte da população que não tinha muita instrução concentrou-se em atividades como caça e agricultura e divertiam-se através do jogo, acompanhado de bebidas alcoólicas. A parcela da população com melhores condições construiu grandes casas e passou a imitar o modo de viver britânico, que conheciam através de revistas vindas da Europa.
A escravidão nessa região teve um caráter bastante opressor e era passada entre as gerações. Os escravos trabalhavam em plantações de tabaco e arroz, bem como nas casas dos seus senhores, e não possuíam nenhum tipo de direito legal.
A partir da década de 1750 as relações entre as Treze colônias britânicas na América do Norte e a Inglaterra passaram a se deteriorar e iniciou-se a luta pela independência dos Estados Unidos da América.
                   A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
  • Diferentes da colonização: Norte e Sul. · A Inglaterra dividida pelas disputas religiosas internas não conseguia se impor sob as colônias, como fizeram as monarquias Ibéricas. · Norte: seguiu o modelo de colônia de povoamento basicamente devido ao seu clima similar ao europeu (baseado em pequenas unidades agrícolas, trabalho livre, policultura e produção para o mercado interno), por isso sofreu uma negligencia salutar, sua população era essencialmente puritana (mercada pela ética protestante). Desenvolveram manufatura que passaram a exportar através do comercio triangular (compravam açúcar e melaço das Antilhas → transformavam o melaço em rum →vendiam o rum para a áfrica → da áfrica traziam escravos que vendiam para as Antilhas e colônias do Sul). · Sul: Fundamentou-se na colônia de exploração (latifúndio, monocultura, trabalho escravo, e produção para o mercado eterno) produtora de algodão. Isso estreitou seus laços de dependência comercial com a metrópole. Havia também a escravidão temporária: trabalhava por tempo determinado em troca das suas despesas de alimentação e translado para a América.
  • Guerra dos Sete Anos 1756-63. · Causas: disputas entre Ingleses e franceses pelos territórios à oeste das Treze Colônias. · Objetivos das disputas: conquistar terras para a expansão territorial das Treze Colônias motivadas pelo seu amento populacional. · Resultados da Guerra: aumento da exploração metropolitana sobre as Treze Colônias, as terras conquistadas ficaram sob o controle inglês (que criou a “Linha de Proclamação Regia”: cabia a coroa inglesa o monopólio da venda das terras conquistadas aos franceses).
  • Aumento da explorarão metropolitana · A Lei do Açúcar (1764, taxava todo o açúcar que não fosse importado das Antilhas britânicas), A Lei do Selo (Stamp Act de 1765, determinava que todos os documentos legais e publicações em papel impresso tivessem o selo real), Os Atos Townshend (1767, taxavam artigos de consumo importados e instituíram tribunais alfan­degários nas colônias), A Lei do Chá (Tea Act de 1773, objetivava eliminar os intermediários entre o chá produzido no Oriente e na América, favorecendo a Companhia das índias Orientais), As Leis Intoleráveis (1774) foram adotadas como conseqüência de uma manifestação de rebeldia dos colonos, os quais, vestidos como índios, assaltaram um navio da Companhia das Índias Orientais ancorado no porto de Boston e jogaram no mar um carregamento de chá; através dessas leis, a Inglaterra determinou o fechamento do porto de Boston, a ocupação militar de Massachusetts e a dissolução da Assembléia local) , O Ato de Quebec (1774, alargou as fronteiras de Quebec até atingir os rios Ohio e Mississipi, criando uma reserva indígena entre as Treze Colônias e o Oeste bravio). · Restrição às manufaturas locais.
  • Início dos conflitos: · Festa do Chá de Boston (1773) à Leis Intoleráveis de 1774 (reafirmação do domínio inglês) à 1º Congresso de Filadélfia (pedia o fim Leis Intoleráveis) à reação inglesa (efetivo início da guerra, que conquistou o sul para a causa separatista) à 2º Congresso de Filadélfia (liderado por Thomas Jefferson) e Declaração de Independência em 1776 (Unilateral)
  • Guerra de Independência (1774-83) · Líder das treze Colônias: George Washington. · Com o apoio da França, Espanha e Holanda, venceram os ingleses na Batalha de Yorktaown. · Reconhecimento da Independência em 1783: Tratado de Versalhes.
  • A organização do Estado · República presidencialista com ampla autonomia para os Estados. · O presidente seria eleito por uma assembléia constituída pelos cidadãos de cada estado. Permitia-se a reeleição. · Formação de uma corte suprema formada por 9 juízes vitalícios indicados pelo presidente, com a responsabilidade de solucionar problemas entre os Estados, e deste com a União. 
Grupo:Cézar Dias,Gabriella Monteiro,Lucas Azevedo,Maryanna Karla,Rafael Chiliani,Rayssa Ribeiro e Vitor Hugo Dias.
Série:9 Ano I 
Professora:Jocelli

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