segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atual situação da Síria - 6º ano


Aluno:Lucas Torres Cardoso
Série:6º ano
Matéria: História
Professor: João Paulo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                       A Situação atual na Síria                                                                                  

                       Refugiados sírios no Líbano convivem com medo e insegurança

 Os últimos meses, o Líbano recebeu dezenas de milhares de refugiados devido ao conflito na vizinha Síria. Muitos estão vivendo em condições de superlotação, sofrendo com estresse psicológico, receosos por sua segurança e sem condições de arcar com os custos dos cuidados médicos, de acordo com a organização médica-humanitária Médicos Sem Fronteiras.

    O relatório fugindo da violência na Síria: refugiado sírio no Líbano detalha as condições de vida e de saúde dos refugiados e seus principais desafios, incluindo o acesso à habitação, alimento, água, saneamento, cuidados de saúde e segurança. A maioria dos refugiados está se assentando em regiões de baixos índices socioeconômicos do Líbano, intensificando a demanda pelos já escassos recursos. Estão ficando evidentes as lacunas no acesso a cuidados de saúde, particularmente no que diz respeito a cuidados hospitalares e tratamento de doenças crônicas.

    Dos cinco mil refugiados entrevistados por MSF, três quartos fugiram da Síria por razões ligadas diretamente aos conflitos e 40% perderam membros da família para a violência. A maioria alega não ter encontrado a segurança desejada. O próprio Líbano encontra-se em situação instável devido à crise na Síria, o que foi evidenciado pelas recentes tensões violenta em Trípoli, segunda maior cidade do país.

 Sentimentos de perda de esperança e alienação são generalizados. Nove em cada dez entrevistados enxergam seu futuro de forma extremamente precária e não sabem se poderão voltar às suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário