quarta-feira, 10 de abril de 2013

PONTO, RETA E PLANO


Colégio QI
Aluna: Thayná Victória                 
Série: 8°Ano – Tarde
Disciplina: Matemática         Professora: Janeide    

PONTO, RETA E PLANO

Em geometria são conceitos intuitivos: O ponto, reta e plano. Isso significa que, como eles são os primeiros elementos da Geometria, não temos como dar-lhes uma definição: Somente podemos conceituá-los. A geometria está baseada nos conceitos de ponto, reta e plano, que são interpretados pela nossa imaginação.

  • Ponto: O Ponto geométrico não possui dimensão, isto é, não possui altura nem largura; Pontos são representados por letras maiúsculas, Ex: A, B, C; Para representá-los basta fazer uma marca no papel, a sua indicação é feita geralmente por letras maiúsculas do nosso alfabeto.
                
  •     Reta: A Reta é uma linha com uma única direção, ilimitado nos dois sentidos de crescimento e formada por infinitos pontos. Sua indicação é feita por duas letras maiúsculas. A Reta tem que ser representadas por um traço bem fino, pois ela não possui largura.

  •  Plano: Chamamos de Plano uma superfície plana que se estende indefinidamente em todas as direções. Sua representação é feita sempre por figuras que simboliza partes da imagem que o formamos; possui infinitos pontos.





Bibliografia:
Livro: A conquista da Matemática,
Sistema Maxi de ensino,
http://www.infoescola.com/matematica/ponto-reta-e-plano/ - Imagens

2 comentários: