terça-feira, 9 de abril de 2013

A potência das Bactérias


Como as bactérias não são visíveis à olho nú, a maioria das pessoas esquecem que elas existem. Muito além de banheiros e corrimões de escadas em locais públicos, elas também estão nos teclados e mouses de computadores. Nesses locais, de acordo com pesquisas publicadas em revistas e jornais, são encontradas mais bactérias do que em um vaso sanitário ou uma sola de sapato. Gripes e diversas infecções podem ser transmitidas pelo uso desses equipamentos.
Em laboratórios, onde são realizados exames envolvendo bactérias, o crescimento da população de bactérias pode ser descrito matematicamente. Um dos objetivos desta estudo é mostrar que a matemática pode ser usada para representar o crescimento das bactérias.
As bactérias se multiplicam rapidamente,essa multiplicação pode ser dada como uma potência
Ex: uma bactéria em certas condições triplica do corpo humano a cada 20 segundos, quantas bactérias haverá dentro do corpo humano depois de 15 min?
Se um minuto tem 60 segundos 
15 min tem 60x15=900 segundos
calma agora vamos ver, se a cada 20 s a bactéria triplica quer dizer 20 s são 3 bactérias em 60 s serão 9 bactérias se 60 s é 1 min são 9 bactérias por minuto é só fazer:

15x9= RESPOSTA 135 bactérias


Disciplina : Matemática
Professor : Denon
Serie : 9º ano ² 
Grupo :  Gabriel Araújo,Rafael Roberto,Jhonathas Leal,José Matheus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário