sexta-feira, 5 de abril de 2013


Colégio QI
Disciplina: Matemática
Professora: Janeide Firmino
Grupo: Isadora Aquino, Lilian Morais, Tamara Silva e Teresa Vitória.  8° ano


Conceitos Geométricos Primitivos
 


 Fonte:www.http://www.infoescola.com/matematica/ponto-reta-e-plano/
As retas como também os planos são ideias que surgiram há tempos atrás e não tem uma definição formal. As retas são representadas com letras minúsculas do nosso alfabeto (a, b, d, r, s) e o plano vem representado com o alfabeto grego (α, β, μ). Eles são os primeiros elementos da geometria. Toda a geometria esta baseada nos conceitos geométricos (ponto, reta e plano).                                                                                 

Ponto: Não possui largura e nem altura. Ele só existe em nossa mente.Consideramos ele como o local de encontro de duas linhas, e sua indicação é feita pelas letras maiúsculas do nosso alfabeto:
Ex.:                             nte: www.mundoeducacao.com.br/matematica/principios-geometria.htm


Reta: É uma linha com uma única direção, ilimitada nos dois sentidos de crescimento, e é formada por dois infinitos pontos. A sua indicação é feita por letras minúsculas do nosso alfabeto ou por duas letras maiúsculas quando tomamos dois de seus pontos: 

Plano: É uma superfície plana que se estende indefinidamente em todas direções. A sua representação é feita sempre por uma figura que simbolize apenas uma parte da imagem que formamos dele. Ele possui infinitos pontos e a sua indicação se faz com letras minúsculas do alfabeto grego.

 Conclusão:
  A reta e o plano são considerandos conjuntos de pontos; portanto, o ponto é elemento desses conjuntos. Qualquer conjunto de pontos é chamado de figura geometrica, e a mais simples delas é o proprio ponto.


Um comentário: