quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mulher

      Antigamente , as mulheres ocupavam posições extremamente inferior , não poderiam exigir respeito e valorização . Muitas sofriam e sofrem de violência doméstica , mas antes elas não tinham a quem reclamar , hoje , existe a Lei Maria da Penha - n°11.340 . Após muitos gritos de ordem e revolta , as mulheres foram se inserindo no novo mundo . 
      Por quê dia 8 de março ? No dia 8 de março , operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York , fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Foram reprimidas com total violência , trancadas dentro da fábrica e depois incendiadas , 130 mulheres morreram .
       Em 1975 , a data 8 de março foi oficializada pela ONU para marcar e das diversas conquistas em vários contextos . Elas surgiram para conquistar o mundo !
                           
                                            Poesia
                                      A evolução da Mulher
No princípio eu era uma Eva
Criada para a  felicidade de Adão
Mais tarde fui Maria
...Dando a luz aquele
Que traria salvação
Mas isso não bastaria
Para eu encontrar perdão
Passei a ser Amélia
A mulher de verdade
Para a sociedade
Não tinha
Mas sonhava com a igualdade
Muito tempo depois , decidi : Não dá mais !
Quero minha dignidade
Tenho meus ideais !
Hoje não sou esposa ou filha
Sou pai , mão , arrimo de família
Sou caminhoneira , taxista ,
Piloto de avião , polícia feminina
Operária em construção
Ao mundo peço licença
Para atuar onde quiser
Meu sobrenome é competência
E meu nome é Mulher !!!
                                                                              - Autor Desconhecido

Autor : Maryanna Karla de Souza  - 9° Ano I - Manhã
Disciplina : Português
Professor (a) : Reginalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário