sexta-feira, 25 de maio de 2012

Catadora de sucata conclui estudos na EJA e conquista vaga na UFES

Foi em busca de um sonho que a catadora de materiais recicláveis Ercília Stanciany, de 41 anos, enfrentou as dificuldades e conquistou uma vaga no vestibular para o curso de Artes Plásticas, oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Quando criança, a catadora foi obrigada a parar de estudar na 4ª série por ordem do pai. “Ele dizia que eu nunca seria nada na vida”, afirmou. Matriculada na EJA, Ercília retomou os estudos e concluiu o ensino fundamental, ingressando em seguida no ensino médio na Escola Estadual Antônio José Peixoto Miguel, na Serra. As dificuldades foram muitas, mas nenhuma foi capaz de fazer com que ela desistisse. “Nunca esquecerei o apoio e o respeito que recebi dos professores da EJA”, afirmou a estudante. Ercília conta os obstáculos que encontrou para conseguir concluir os estudos. “Não tenho acesso a computador. Estudava com os livros que encontrávamos no lixo. Foram eles que me fizeram chegar até aqui”, disse. Aprovada para o curso de Artes Plásticas, ela comemora a nova fase e já tem planos para o futuro. “Quero dar aula e montar um ateliê de restauração, para mostrar que a arte é possível para todos”, frisou. Ercília atribui sua vitória ao apoio recebido do marido, dos filhos e dos professores da EJA. “Tenho muito orgulho de ter feito a EJA. Agradeço a todos que me ajudaram, compreendendo as minhas dificuldades em estudar”, disse ela. A catadora ainda chama atenção para a quantidade de livros encontrados no lixo. “Os livros são descartados com boa qualidade. Futuramente, farei na minha casa uma biblioteca para empréstimo de livros”, contou.] Autora:Maria Gabrielle Rocha da Silva - 8Ano T Disciplina:Português Professora:Reginalda

Nenhum comentário:

Postar um comentário