A descriminação sofrida pela mulher , é decorrente dos fatos culturais e sociais . Desde os primórdios as mulheres foram criadas e ensinadas que seu papel era ficar em casa , cuidando dos filhos e dos trabalhos domésticos , numa sendo bem visto elas trabalharem fora de casa . Porém , no final do século XX , com a I e II Guerras Mundiais as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no mercado de trabalho ( enquanto eles lutavam na guerra ) assim , junto com o crescimento da industrialização , as mulheres foram diminuindo a quantidade de filhos e se qualificando cada vez mais .
Contudo , ainda existem diferenças salariais em relação aos homens , e também , não foram superadas as recorrentes dificuldades encontradas pelas trabalhadoras no acesso e cargos de chefia e de equiparação salarial com os homens que ocupam os mesmos cargos/ocupações . Mesmo as estatísticas mostrem que elas vêm conseguindo emprego com mais facilidade e que seus rendimentos crescem a um ritmo mais acelerado que os homens . As mulheres estão no caminho certo , tentando ajudar nas despesas de casa ,tendo sua independência financeira , lutando por seus direitos e por muitas vezes sendo chefes de família e mantendo sozinha uma casa.
O que se conclui com os estudos sobre a situação da mulher no mercado de trabalho é que ocorre uma dificuldade em separar a vida familiar da vida laboral ou vida pública da vida privada , mesmo em se tratando da participação no mercado de trabalho , na população economicamente ativa , ou seja , elas trabalham fora e dentro de casa .
Autor : Lucas Fernandes de Abrantes - 9° Ano I - Manhã
Disciplina : Português
Professor (a) : Reginalda
Nenhum comentário:
Postar um comentário