sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Rádio

         Arthur Mousinho
         Luiz Hamon
         Brenno Marc
        Guilherme Henrique
        7°ano- professora Reginalda


        Definição e característica

O rádio é um veiculo de comunicação baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas frequências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio:  voz(locução) e música. O rádio entre os meios de comunicação em massa pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil, mas no Mundo. Propicia a comunicação por intermédio de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.


         História do(a) rádio

A história do rádio está cheia de fatos interessantes, verdadeiros exemplos de abnegação e paixão por um meio de comunicação que, já o pressentiram, revolucionaria o mundo, alteraria hábitos e aproximaria as pessoas diminuindo distâncias.
Tudo começou no ano de 1863 quando, em Cambridge-Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física e a partir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. O alemão Henrich Rudolph Hertz foi um deles.
O inicio da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transecção utilizada quase na mesma época. Consideram alguns que a primeira transmissão radiofônica do mundo foi realizada em 1906 nos EUA. A rádio é um sistema de comunicação, é uma emissora na qual passam informações, notícias e propagandas, além de ser considerado algo para divertimento pessoal, pois nela também se transmite uma diversidade de músicas. Propagandas, avisos, música, tudo é transmitido através do som, músicas, nada é visual, apenas verbal. O diferencial está na voz do locutor, na rima e na musicalidade escolhida. No dia 20 de abril de 1923 foi fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais. Em 1936 é fundada a brasileira Rádio Nacional do Rio de Janeiro, ela se tornaria um marco na história do rádio com seus programas de auditório, suas comédias rádio novelas. Entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50 a Nacional seria umas das lideres de audiência do rádio brasileiro, exportando sua programação grava e dias depois transmitidas em outras cidades brasileiras. 


    Locutores e Radialistas

Locutor é o profissional de comunicação social cujo ofício necessita de sua voz. Atuando nas mídias de rádio, e também na televisão, internet, rodeios, supermercados, etc., o locutor interpreta anúncios textos e falas nos veículos de comunicação.
Radialista é o profissional que trabalha com meios de comunicação, principalmente com o rádio, podendo atuar também com televisão. O radialista assume inúmeras funções dentro do setor, como por exemplo, direção, roteiro, projeto, criação, e muitos outros, sendo o mais comum da locução. Para isso, deve ter habilidade de prender a atenção do ouvinte, para escutar um programa de entretenimento, a narração de um jogo-esportivo, a chamada para uma música, para as notícias do dia ou ainda, informações do trânsito. É preciso lembrar que o ouvinte não pode ver o radialista em transmissão, por isso, ele deve saber, através de sua voz, passar a seriedade de uma notícia ou emoção sobre algum fato.


                                                                 Imagens





Nenhum comentário:

Postar um comentário