segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Aplicando funções

Aplicando funções no cotidiano?

  Ao lermos um jornal ou uma revista, diariamente nos deparamos com gráficos, tabelas e ilustrações. Estes são instrumentos muito utilizados nos meios de comunicação. Um texto com ilustrações, é muito mais interessante ,chamativo, agradável e de fácil compreensão.Não é só nos jornais ou revistas que encontramos gráficos. Os gráficos estão presentes nos exames laboratoriais, nos rótulos de produtos alimentícios, nas informações de composição química de cosméticos, nas bulas de remédios, enfim em todos  os lugares. Ao interpretarmos estes gráficos, verificamos a necessidade dos conceitos de plano cartesiano.
  O Sistema ABO dos grupos sanguíneos é explicado pela recombinação genética dos alelos (a,b,o)e este é um bom exemplo de uma aplicação do conceito de produto cartesiano. Uma aplicação prática do conceito de relação é a discussão sobre a interação de neurônios(células nervosas do cérebro).
  Ai relacionarmos espaço em função do tempo, número do sapato em função do tamanho dos pés, intensidade da fotossíntese realizada por uma planta em função da intensidade de luz a que ela é exposta ou pessoa em função da impressão digital, percebemos quão importantes são os conceitos de funções para compreendermos as relações  entre os fenômenos físicos, biológico, sociais.

Exemplos:


 O imposto de renda é função do salário.










O tempo de viagem é função, entre outras coisas, da distância percorrida.








Grupo : Clarelís, Waleska, Alissa, Nicoly e Marianne.
Disciplina: Matemática
Ano: 9°²
Professor: Denon

Nenhum comentário:

Postar um comentário