terça-feira, 15 de outubro de 2013

Colégio QI Epitácio
Série : 9º ano II

Disciplina : Redação
Professora : Marilúcia Paulino

Grupo:Nicoly Natasha, Clarelis Nobréga, Waleska Marques, Alissa Beatriz E Marianne Gabrielly

O conto ’’O ANJO DAS DONZELAS’’ foi lançado em 1864, pelo autor Joaquim Maria Machado de Assis. Nascido em 1839, é considerado o maior nome da literatura ;nacional. Foi poeta, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Sua obra constitui-se em nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Veio a falecer em 1908, aos 79 anos de idade.
"O Anjo das Donzelas", escrito por Machado de Assis, conta a história de Cecília, moça de 15 anos que nunca se apaixonou e, ao seu modo, tem medo do amor. Certo dia, após ler um romance com final trágico, ela vai dormir e não consegue pegar no sono. Então vê um vulto que se autodenomina "anjo defensor das donzelas", o qual lhe dá um anel e diz que, enquanto ela o usasse, estaria protegida contra todo o mal do amor, alertando-a a nunca mais tirá-lo.
Os anos se passam e Cecília continua com o anel, resistindo a assédios e galanteios. Então recebe uma carta de seu primo, Tibúrcio, dizendo que voltaria ao Rio de Janeiro. Ele havia ido tentar a vida em São Paulo e voltara solteiro e muito endinheirado. Tibúrcio propõe casamento a Cecília, mas nada do que ele fizesse era suficiente para fazer Cecília tirar o bendito anel. Então ele revela-lhe um segredo! Um conto muito interessante, que vale a pena ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário