terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Rádio

Alunos: Tacyane Grebos, Ângelo Gabriel, Raphaella Leite
Ano: 9º ano I - Manha
Matéria: Português
Professora: Reginalda.

O rádio
   O rádio é um veiculo de comunicação, transmitido por ondas eletromagnéticas, em varias frequências. O rádio e um meio de comunicação em massa, que pode ser considerado um dos mais populares no Brasil (segundo o ministério das comunicações, são aproximadamente 3.000 emissoras no Brasil). A comunicação pode ser caracterizada como publica, transitória e rápida. Publica porque as mensagens não são endereçadas a ninguém em particular. Rápida porque as mensagens atinem grande audiência em tempo curto ou simultâneo. Transitória, pois a intenção é que as mensagens sejam absorvidas imediatamente, não se destinado a registros permanentes mas há exceção, como filmotecas, gravações, etc.
   Um dos pioneiros no radio dos anos 70 é Helio Ribeiro, que se tornou celebre pelas suas crônicas de opinião no Jornal do Meio Dia.
   Gil Gomes é outro ícone do radio brasileiro, ele sofria de gagueira, e para superá-la tentava imitar os locutores de radio esportivo.
   Yara Salles por sua vez, fazia parte do Trio de Ouro (seu marido Haber de Boscoli e o compositor Lamartine Babo) que apresentava o programa cômico Trem da Alegria.
        Aqui vão alguns bordões de alguns “monstros” do radio.
­–   Osmar Santos: “Pimba da gorduchinha”
–   Waldir Amaral: “Tem peixe na rede”
–   Fiori Gillioti: “Abrem-se as cortinas para mais um espetáculo de futebol”
–   Galvão Bueno: “Bem amigos da rede Globo”
        As musicas mais tocadas entre as décadas de 60 e 80 variam de rock a MPB:
–   It’s Now or Never – Elvis Presley
–   Anna ( Go to Him) – The Beatles
–   Águas de Março – Elis Regina
–   Going Back To Indiana – Jackson 5
–   Lá Vem o Sol – Lulu Santos
–   Quando – Roberto Carlos
–   Ruby Tuesday – Rolling Stones
–   Canário do Reino – Tim Mai
   Never sey Goodbye – Bom Jovi
–   Pais e Filhos – Legião Urbana
   Alguns programas de radio:
  Chacrinha foi um dos pioneiros nos programas radialistas nas décadas de 50 e 60, com programas como: “Cassino do chacrinha” e “ Rei Momo na Chacrinha” que passavam musicas. Também teve um programa cômico já citado ali encima o “Trem da Alegria”. Era apresentado por Yara Salles, seu marido Haber de Bôscoli e o compositor Lamartine Babo, na Radio Nacional do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário