quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Evolução do Rádio

Colégio QI
Alunas: Bianca Soares
Série: 8°Ano – Tarde
Disciplina: Português
 Professora: Regi
                                             
 
                                                     Evolução do Rádio
                                                   
Muito mais que uma simples transmissão de voz, a invenção do rádio fez e ainda faz parte da vida de muitas pessoas, seja para estar informado em relação às notícias, não perder o jogo de futebol enquanto está dirigindo ou ouvir sua música predileta.

No Brasil a primeira transmissão de rádio ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil e o então presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro fez um discurso que foi transmitido pelo equipamento que foi instalado no alto do Corcovado.Entretanto, na década de 30 surge a radio comercial devido ao que correspondia a 10% da programação veiculada.

Era do Rádio e um pouco de história

Este "mais recente" equipamento de comunicação da época encantou e mudou a vida das pessoas, que passavam a organizar seus horários para assistir novelas e programas de auditório. A família reunia-se em torno do aparelho e compartilhavam emoções.

Os anos 30 foram marcados também pelo impacto e pela inovação, criou-se a Voz do Brasil pelo departamento de propaganda e difusão cultural do Governo, aparecem os programas de auditório e os primeiros radiojornais.

A partir dos anos 40 a Rádio Nacional passou a fazer parte do patrimônio nacional. Esta emissora se tornou líder de audiência graças as rádio novelas, o Repórter Esso e programas de auditório, que conquistaram o público. A primeira radio novela a ser transmitida foi "Em busca da felicidade", que durou 3 anos e foi escrita por Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins. Com essa novela a emissora marcou a primeira autêntica história seriada radiofônica. A novela contava a história de um mocinho valente, uma dama em perigo

 Na década de 50 é marcada por inovações tecnológicas, como equipamentos menores e mais leves, que poderiam ser levados de um lado para o outro. É a fase do rádio portátil, que amplia a ideia do rádio como simulação do diálogo direto com o ouvinte, a partir do momento que o consumo deixa de ser feito em grupo.

Nos anos 60 começaram a funcionar as rádios de frequência modulada, as FM’s, que são canais abertos dedicados a música que se caracterizavam por ter um formato de show, no qual os programas usam o diálogo com o público e eram segmentados, atendendo diversos gostos distintos dos ouvintes.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário