Alunas: Bianca Soares
Série: 8°Ano – Tarde
Disciplina: PortuguêsProfessora: Regi
Evolução do Rádio
Muito mais que uma simples transmissão de voz, a invenção do rádio fez e ainda faz parte da vida de muitas pessoas,
seja para estar informado em relação às notícias, não perder o jogo de futebol
enquanto está dirigindo ou ouvir sua música predileta.
No Brasil a primeira transmissão de rádio ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil e o então presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro fez um discurso que foi transmitido pelo equipamento que foi instalado no alto do Corcovado.Entretanto, na década de 30 surge a radio comercial devido ao que correspondia a 10% da programação veiculada.
Era do Rádio e um pouco de história
Este "mais recente" equipamento de comunicação da época
encantou e mudou a vida das pessoas, que passavam a organizar seus horários
para assistir novelas e programas de auditório. A família reunia-se em torno do
aparelho e compartilhavam emoções.
Os anos 30 foram
marcados também pelo impacto e pela inovação, criou-se a Voz do Brasil pelo
departamento de propaganda e difusão cultural do Governo, aparecem os programas
de auditório e os primeiros radiojornais.
A partir dos anos 40 a Rádio Nacional passou a fazer
parte do patrimônio nacional. Esta emissora se tornou líder de audiência graças
as rádio novelas, o Repórter Esso
e programas de auditório, que conquistaram o público.
A primeira radio novela
a ser transmitida foi "Em busca da
felicidade", que durou 3 anos e foi escrita por Leandro
Blanco, em adaptação de Gilberto Martins. Com essa novela a emissora marcou a
primeira autêntica história seriada radiofônica. A novela contava a história de
um mocinho valente, uma dama em perigo
Na década de 50 é marcada por inovações
tecnológicas, como equipamentos menores e mais leves, que poderiam ser levados
de um lado para o outro. É a fase do rádio portátil,
que amplia a ideia do rádio como simulação do diálogo direto com o ouvinte, a
partir do momento que o consumo deixa de ser feito em grupo.
Nos anos 60 começaram a funcionar as rádios
de frequência modulada, as FM’s,
que são canais abertos dedicados a música que se caracterizavam por ter um
formato de show, no qual os programas usam o diálogo com o público e eram
segmentados, atendendo diversos gostos distintos dos ouvintes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário