segunda-feira, 4 de junho de 2012

Solubilidade



A solubilidade de um soluto é a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente a uma determinada temperatura. Usualmente, a solubilidade é expressa em gramas de soluto por 100 mL (100 cm³) ou por 100 g de solvente a uma dada temperatura.
A interação entre um soluto e um solvente determina quanto soluto pode se dissolver. Assim, num solvente particular como a água, a natureza do soluto é um fator chave para determinar a solubilidade. Os solutos cujas moléculas são mais fortemente atraídas pelas moléculas de água tendem a se dissolver mais facilmente neste solvente.
Nem todas as substâncias são solúveis (quando houver alguma referência de solubilidade, o solvente referido, neste trabalho, será a água). Alguns compostos são considerados apenas ligeiramente solúveis; outros, por sua vez, se dissolvem em grau tão pequeno que são considerados insolúveis. Por conseguinte, partículas de um composto insolúvel têm maior atração entre si do que entre as moléculas do solvente.




POR QUE A SOLUBILIDADE DO CLORETO DE SÓDIO É DIFERENTE DO METANO EM ÁGUA?
Metano é uma substância apolar e o NaCl é polar (íons negativos e positivos), por isso o metano não se dissolve em água

Alunos: Amanda Miranda,Ana Carolina Queiroga,Brenda Natane,Joel Cavalcanti e Vaneça Belmont
9ºAno I - Manhã             Professor:Henrique    Matéria:Quimica

Nenhum comentário:

Postar um comentário