A Guerra Fria se inicia após o termino da segunda guerra mundial, porque os EUA e a URSS vão disputar a hegemonia econômica, politica e militar do mundo.
A URSS possuía um sistema totalmente socialista, baseado na economia planificada, partido único(partido comunista), que pregava igualdade social e falta de democracia.
Os Estados Unidos(outra potencia mundial) estava defendendo a expansão do sistema capitalista(sistema econômico e social voltado para a obtenção do capital) esse sistema defendia a propriedade privada e o sistema democrático. Na metade da década de 1940 e 1989, essas duas potencias tentaram ampliar em vários países seus sistemas políticos e sociais.
A Guerra Fria foi um conflito apenas ideológico, não ocorreu um combate militar declarado a direito entre os Estados Unidos e a União Soviética. Até mesmo porque ambos países possuíam centenas de mísseis nucleares e um conflito direito significaria o final de ambas as nações e provavelmente levaria até o fim da vida na Terra. Mas ambos alimentaram outros conflitos como a guerra na Coréia e Vietnã.
A Guerra na Coréia durou dois anos e acabou em 1953, com divisão da Coréia em no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob a influência soviética, enquanto na Coréia do Sul se manteve capitalista.
Milhares de pessoas entre civis e militares morreram na guerra do Vietnã. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o Vietnã de forma vergonhosa.
O socialismo entra em crise, o que facilita muito a vitoria do capitalismo estadunidense, e aos poucos, esse tipi de sistema era implantado nos países socialistas.
Autores: Matheus de Hollanda, Pedro Magalhães e Felipe Andrade.- 9º ano II -Manha
Disciplina: Geografia
Professor(a): Jocelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário