sexta-feira, 15 de junho de 2012

Importância da equação do 2º Grau




           Estudar equação do 2° grau deixou de ser um ato mecânico de decorar fórmulas, tabuada, regras etc. Uma ferramenta fundamental presente no ensino de matemática é a utilização de computadores e tecnologias afins, pois, em uma sociedade que se torna, a cada dia, mais complexa, a escola precisa preparar pessoas que sejam capazes de utilizar diferentes ferramentas. Esses recursos possibilitam um processo de aprendizagem mais produtivo, mediante a utilização de softwares educativos que promovem o exercício do que se aprendeu de forma desafiadora, a investigação de novas formas de integrar os conhecimentos matemáticos aos de outras áreas de conhecimento e descobertas relevantes.Isso passou a incorporar uma perspectiva de educação para o futuro.


Alicações de equação do 2°grau no dia a dia

            No dia-a-dia, há muitas situações definidas pelas funções de segundo grau. A trajetória de uma bola lançada para a frente é uma parábola. Se fizermos vários furos em várias alturas num bote cheio de água, os pequenos jorros de água que saem pelos furos descrevem parábolas Dentre as dezenas de aplicações da parábola a situações da vida, as mais importantes são:

            Faróis de carros: Se colocarmos uma lâmpada no foco de um espelho com a superfície parabólica e esta lâmpada emitir um conjunto de raios luminosos que venham a refletir sobre o espelho parabólico do farol, os raios refletidos sairão todos paralelamente ao eixo que contem o "foco" e o vértice da superfície parabólica. Esta é uma propriedade geométrica importante ligada à Ótica, que permite valorizar bastante o conceito de parábola no âmbito do Ensino Fundamental.

            Antenas parabólicas: Se um satélite artificial colocado em uma órbita geoestacionária emite um conjunto de ondas eletromagnéticas, estas poderão ser captadas pela sua antena parabólica , uma vez que o feixe de raios atingirá a sua antena que tem formato parabólico e ocorrerá a reflexão desses raios exatamente para um único lugar, denominado o foco da parábola, onde estará um aparelho de receptor que converterá as ondas eletromagnéticas em um sinal que a sua TV poderá transformar em ondas que por sua vez significarão filmes, jornais e outros programas que você assiste normalmente.

            Radares: Os radares usam as propriedades óticas da parábola, similares às citadas anteriormente para a antena parabólica e para os faróis.

            Lançamentos de projéteis: Ao lançar um objeto no espaço (dardo, pedra, tiro de canhão) visando alcançar a maior distância possível tanto na horizontal como na vertical, a curva descrita pelo objeto é aproximadamente uma parábola, se considerarmos que a resistência do ar não existe ou é pequena.


   Fontes:



Alunos:Amanda Miranda,Ana Carolina Queiroga,Brenda Natane,Joel Cavalcanti e Vaneça Belmont 
Série : 9ºAno I  Professor : Denon 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo atentamente vosso artigo que agradeço-vos desde já pela esse informe que tanto necessitava conhecer a importância de equações quadráticas mas fiquei sem perceber se o que estava lento é sobre equação ou função do 2 grau. No interior do artigo vem mencionado funções, porque? Qual é a relação com equações?

    ResponderExcluir