terça-feira, 18 de junho de 2013

Trabalho de Artes- 8°ano- QI Epitácio

     Colégio QI Epitácio

Grupo: Amanda Aquino, Isadora Aquino, Luiza Amélia, Mariana Dal Piva e Yhasmin Victória             
Professor: Magno Carvalho
Série: 8°ano/ Tarde
Disciplina: Artes
Tema: A arte do Sertão

 O sertão compete com a Zona da Mata pelos melhores carnavais da região, enquanto a zona da mata possui os maiores. O mesmo ocorre com o São João, já que o Agreste possui os maiores, porém o sertão compete com muitos dos melhores festivais, dentre os quais se destacam o de Patos, Mossoró. No litoral semi-árido também encontramos a cultura do jangadeiro setentrional, tido como o arquétipo do cearense, mas que não reflete tanto o sertanejo meridional, sem litoral. O sertão por ser a zona geográfica mais extensa, mesmo que não a mais povoada, mas já ter sido talvez a mais populosa em meados do século XVIII e XIX. O principal ritmo nativo do Sertão é o forró.
   Muito embora, não seja divulgado na grande mídia, a região do sertão é farta no tocante a cultura da poesia popular. É imensa a quantidade de pessoas com habilidade na arte da rima e no improvisar de versos. Através desses repentista, algumas canções tornaram-se conhecidas nacionalmente, como exemplo, a música "Mulher nova bonita e carinhosa", conhecida na interpretação de Amelinha e Zé Ramalho é de autoria do cantador repentista pernambucano, Otacílio Batista. Outro exemplo é a música "A volta da asa branca" de autoria de Zé Dantas, outro sertanejo pernambucano, da cidade de Carnaíba.
   A arte do sertão está marcada em seus ritmos, músicas, danças, e pelo seu destaque no São João, Pelo seus artistas que levaram a música do sertão para todo país como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, entre outros.

Um comentário: