quinta-feira, 6 de junho de 2013

COLÉGIO QI
GRUPO: GUSTAVO RODRIGUES, MATEUS COSTA, JEFFERSON REGIS.
DISCIPLINA: REDAÇÃO

PROFESSORA: MARILÚCIA
SÉRIE :9ºI

CARTA ARGUMENTATIVA

Entre os gêneros que permitem que o cidadão se manifeste em relação aos problemas sociais está a carta argumentativa (carta argumentativa de reclamação e acarta argumentativa de solicitação). Ela, ao lado da carta aberta, do abaixo-assinado, do manifesto, entre outros, possui como característica fundamental a persuasão, dada a intenção de o emissor convencer o interlocutor (normalmente uma pessoa responsável ou uma autoridade) a tomar uma atitude no sentido de solucionar um determinado problema.

Entre os muitos aspectos atribuídos à carta argumentativa, podemos citar o fato de ela estar sempre presente entre as modalidades requisitadas em concursos públicos e vestibulares. Assim, partindo desse princípio, torna-se imprescindível estabelecermos familiaridade com as características que a norteiam, finalidade específica do artigo em questão. Dessa forma, comecemos por algumas delas:

Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade entre os interlocutores pode variar, dependendo da relação que se estabelece entre ambos. No entanto, a clareza, a precisão e a objetividade devem ser elementos indispensáveis.

Dado o caráter argumentativo da modalidade em questão, pode-se dizer que se assemelha aos demais textos dotados de tal aspecto, mas com uma diferença básica: a interlocução, haja vista que essa se dá de forma explícita, ou seja, alguém específico e com poderes de solucionar o problema levantado. Vejamos, pois, acerca dos aspectos estruturais:

- Local e data;

- Identificação do destinatário;

- Vocativo (lembrando que se faz necessário o uso adequado do pronome de tratamento, tendo em vista o cargo ocupado pela pessoa em referência);
- Corpo do texto – nesta parte se torna evidente a necessidade de apresentar o objeto de reclamação ou de solicitação, somado a argumentos que efetivamente o justifiquem;

- Expressão de despedida;

- Assinatura;

- Nome do remetente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário