terça-feira, 4 de junho de 2013

Sulubilidade

Disciplina: Quimica
Professor: Henrique
Serie: 9º ano I manha
Grupo:
Tacyane Grebos e Raphaella Leite.

Solubilidade:

A regra geral de solubilidade determina que “semelhante dissolve semelhante”. Essa regra fala sobre a polaridade do solvente.
O Óleo não se dissolve na água, mesmo ela sendo um solvente universal, porque ela é uma substância formada por ligações covalentes polares na molécula, e o óleo é uma substância com covalentes apolares. Isso explica o fato de óleo poder se misturar com a gasolina, pois ela é uma sustância apolar.
Já o sal é uma substância com covalentes polares também, o que faz ele se dissolver na água, pois substância polar dissolve substância polar, e substância apolar dissolve substância apolar.
A quantidade também pode interferir na solubilidade de tal solvente, pois para algo se dissolver ele precisa ser despejado em quantidade certa em tal solvente, exemplo um copo de suco com muito açúcar, você pode tentar misturar o quanto for ele não vai dissolver. A temperatura também pode favorecer, pois se nós pusermos um copo de leite com achocolatado no micro-ondas por 1 minuto, quando tirarmos o achocolatado estará dissolvido por completo. É possível aumentar a solubilidade de sólidos em líquidos com um aumento de temperatura.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário