domingo, 23 de junho de 2013

A arte do Sertão

Colégio : QI-Epitácio

Grupo: Joyce Spencer, Livia Darla e Juliana Fernandes                          

Prof° : Magno Carvalho






  

                                                 Dança

No sertão existem muitos tipos de dança, um deles é o xaxado, que surgiu em Pernambuco, por volta de 1902. Essa dança era muito usada pelos cangaceiros que quando voltavam de sua batalhas dançavam xaxado para comemorar a vitória do bando.
                                                   
                                                           
 Musica 

Os estilos musicais do sertão existem vários dentre eles os mais conhecidos são sertanejo ,forroe baião,que também são musicas típicas  do são João. Um exemplo  do tipo musical baião é a música Asa Branca de Luiz Gonzaga o rei do Baião.
                                                   
                                                         Culinária

Na culinária destacam-se pratos típicos como carne de sol,carne de bode, buchada de bode, milho, macaxeira, queijo coalho, inhame, rapadura, maxixe, pé de moleque, alambriga, arroz de capote, cuscuz, entre muitos outros.
           

 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Estatística - Um ramo da matemática

         A estatística permite coletar, descrever, organizar, analisar e comunicar dados a respeito de uma população ou de um fenômeno.
Registros históricos informam que dados estatísticos aparecerem 2000 anos antes de Cristo, feitos por grandes impérios da antiguidade como o sumério, o egípcio, o chines  e da América pré- colombiana como maia, asteca e inca.
Eles fizeram uso do levantamento e registro de dados quantitativos para obter informações a respeito de sua população e de suas riquezas, especialmente para fins administrativos, tributários e militares.
Apresentaremos  os seguintes dados:
Numa turma do 9° ano, do colégio QI, estão matriculados 26 alunos que chamamos esse total de  população, mas vamos anotar a idade dos 15 primeiros alunos pela ordem da chamada a qual chamamos essa quantidade de  amostra. Obtivemos os seguintes dados: 14-15-15-13-15-15-14-13-15-13-13-14-13-15-13.

Organizando esses dados numa tabela, temos:

IDADE                           FREQUÊNCIA
       
13                                     6

14                                     3

15                                     6

Total                               15

Podemos observar na tabela acima,  que as idades com mais frequência são 13 e 15 anos.
A média dessas idades é obtida por:

MÉDIA = 6x13+3x14+6x15 =14
                            15
Matéria: Matemática
Professor: Denon
Grupo: João Pedro, Gabriel Viana, Luis Vitor, Lucas d'Oliveira, João Vitor Jordão, José Geraldo, Bruno Palhano
Série: 9° I

quarta-feira, 19 de junho de 2013

A arte do sertão

QI Epitácio
7° ano
Grupo: Rogério, João Pedro, João Batista e Lucas
Artes-professor Magno Carvalho

                                         

                                     A arte do Sertão

                                           Dança

No sertão existem muitos tipos de dança, um dele é o xaxado, que surgiu em Pernambuco, por volta de 1902, era conhecido como a dança dos cangaceiros. Outro tipo de dança do sertão é o coco, que era e ainda é uma dança de sapateado forte, como se estivessem pisoteando o solo.

                                                     Musica 

No sertão, o estilo de música que predomina é o forró e o sertanejo, um exemplo de música sertaneja, é Deus e eu no sertão Um dos maiores forrozeiros foi Luiz Gonzaga, uma de suas maiores músicas foi Asa Branca, que retratava os problemas com a seca do sertão.

                                                   Culinária

Na culinária destacam-se pratos típicos como carne de sol,carne de bode, buchada de bode, milho, macaxeira, queijo coalho, inhame, rapadura, maxixe, pé de moleque, alambriga, arroz de capote, cuscuz, entre muitos outros.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Trabalho de Artes- 8°ano- QI Epitácio

     Colégio QI Epitácio

Grupo: Amanda Aquino, Isadora Aquino, Luiza Amélia, Mariana Dal Piva e Yhasmin Victória             
Professor: Magno Carvalho
Série: 8°ano/ Tarde
Disciplina: Artes
Tema: A arte do Sertão

 O sertão compete com a Zona da Mata pelos melhores carnavais da região, enquanto a zona da mata possui os maiores. O mesmo ocorre com o São João, já que o Agreste possui os maiores, porém o sertão compete com muitos dos melhores festivais, dentre os quais se destacam o de Patos, Mossoró. No litoral semi-árido também encontramos a cultura do jangadeiro setentrional, tido como o arquétipo do cearense, mas que não reflete tanto o sertanejo meridional, sem litoral. O sertão por ser a zona geográfica mais extensa, mesmo que não a mais povoada, mas já ter sido talvez a mais populosa em meados do século XVIII e XIX. O principal ritmo nativo do Sertão é o forró.
   Muito embora, não seja divulgado na grande mídia, a região do sertão é farta no tocante a cultura da poesia popular. É imensa a quantidade de pessoas com habilidade na arte da rima e no improvisar de versos. Através desses repentista, algumas canções tornaram-se conhecidas nacionalmente, como exemplo, a música "Mulher nova bonita e carinhosa", conhecida na interpretação de Amelinha e Zé Ramalho é de autoria do cantador repentista pernambucano, Otacílio Batista. Outro exemplo é a música "A volta da asa branca" de autoria de Zé Dantas, outro sertanejo pernambucano, da cidade de Carnaíba.
   A arte do sertão está marcada em seus ritmos, músicas, danças, e pelo seu destaque no São João, Pelo seus artistas que levaram a música do sertão para todo país como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, entre outros.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Nutrição

Colégio QI      
Série: 8°Ano – Tarde
Disciplina: ciência
Professora: Ana Paula



sexta-feira, 14 de junho de 2013

COLÉGIO QI
ALUNAS:Thaynnara,Emylle,Thassyara,Denise,Bruna,Alysson.
PROFESSORA:Marilúcia
DISCIPLINA:REDAÇÃO

                                            CORDEL SOBRE AMIZADE
Amizade não se compra,
Amizade se constrói,
E se tem um bom amigo em união vivemos nós.
Na alegria e na tristeza
Na raiva ou no amor
Não se separa nem na hora do rancor.
Somos cinco amiguinhos(as)
Que nunca nos separamos
Nem por nenhuma briga nesse mundo,
Nós nos amamos.
Devem estar se perguntando quem somos nós? somos amigos que amamos!
Thaynnara,Thassyara,Emylle,Alysson,Denise e Bruna.Somos amigos pela FÉ!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

COLÉGIO QI
GRUPO: GUSTAVO RODRIGUES, MATEUS COSTA, JEFFERSON REGIS.
DISCIPLINA: REDAÇÃO

PROFESSORA: MARILÚCIA
SÉRIE :9ºI

CARTA ARGUMENTATIVA

Entre os gêneros que permitem que o cidadão se manifeste em relação aos problemas sociais está a carta argumentativa (carta argumentativa de reclamação e acarta argumentativa de solicitação). Ela, ao lado da carta aberta, do abaixo-assinado, do manifesto, entre outros, possui como característica fundamental a persuasão, dada a intenção de o emissor convencer o interlocutor (normalmente uma pessoa responsável ou uma autoridade) a tomar uma atitude no sentido de solucionar um determinado problema.

Entre os muitos aspectos atribuídos à carta argumentativa, podemos citar o fato de ela estar sempre presente entre as modalidades requisitadas em concursos públicos e vestibulares. Assim, partindo desse princípio, torna-se imprescindível estabelecermos familiaridade com as características que a norteiam, finalidade específica do artigo em questão. Dessa forma, comecemos por algumas delas:

Em se tratando da linguagem nela empregada, normalmente se utiliza o padrão formal, no qual o grau de intimidade entre os interlocutores pode variar, dependendo da relação que se estabelece entre ambos. No entanto, a clareza, a precisão e a objetividade devem ser elementos indispensáveis.

Dado o caráter argumentativo da modalidade em questão, pode-se dizer que se assemelha aos demais textos dotados de tal aspecto, mas com uma diferença básica: a interlocução, haja vista que essa se dá de forma explícita, ou seja, alguém específico e com poderes de solucionar o problema levantado. Vejamos, pois, acerca dos aspectos estruturais:

- Local e data;

- Identificação do destinatário;

- Vocativo (lembrando que se faz necessário o uso adequado do pronome de tratamento, tendo em vista o cargo ocupado pela pessoa em referência);
- Corpo do texto – nesta parte se torna evidente a necessidade de apresentar o objeto de reclamação ou de solicitação, somado a argumentos que efetivamente o justifiquem;

- Expressão de despedida;

- Assinatura;

- Nome do remetente.









terça-feira, 4 de junho de 2013

Sulubilidade

Disciplina: Quimica
Professor: Henrique
Serie: 9º ano I manha
Grupo:
Tacyane Grebos e Raphaella Leite.

Solubilidade:

A regra geral de solubilidade determina que “semelhante dissolve semelhante”. Essa regra fala sobre a polaridade do solvente.
O Óleo não se dissolve na água, mesmo ela sendo um solvente universal, porque ela é uma substância formada por ligações covalentes polares na molécula, e o óleo é uma substância com covalentes apolares. Isso explica o fato de óleo poder se misturar com a gasolina, pois ela é uma sustância apolar.
Já o sal é uma substância com covalentes polares também, o que faz ele se dissolver na água, pois substância polar dissolve substância polar, e substância apolar dissolve substância apolar.
A quantidade também pode interferir na solubilidade de tal solvente, pois para algo se dissolver ele precisa ser despejado em quantidade certa em tal solvente, exemplo um copo de suco com muito açúcar, você pode tentar misturar o quanto for ele não vai dissolver. A temperatura também pode favorecer, pois se nós pusermos um copo de leite com achocolatado no micro-ondas por 1 minuto, quando tirarmos o achocolatado estará dissolvido por completo. É possível aumentar a solubilidade de sólidos em líquidos com um aumento de temperatura.