COLÉGIO QI 6ª ano
DATA: 10/05/2013
DISCIPLINA:HISTÓRIA
PROFESSOR(a):João Paulo
ALUNO(a): Laila Lorena
A sociedade Hebraica
Originalmente nômades, os hebreus viveram por muito tempo perto da cidade de Ur, na Mesopotâmia, até emigrarem e se sedentarizarem, por volta de 2000 a.C., na região da Palestina.
De acordo com a Bíblia, Abraão teria sido incumbido pelo Senhor de levar seu povo para Canaã (habitada pelos cananeus), a Terra Prometida (hoje a região da Palestina). Abraão casou-se com Sara e teve como filho Isaac. Por sua vez, Isaac teve como filhos Esaú e Jacó, este também chamado de Israel, nome do qual deriva a denominação israelita.
O povo Hebreu, viveu sobre a forma de governo monárquica, onde o rei representava todos os poderes, sendo assim considerado um eleito por Deus para exercer tal função. Dentro de sua organização, os sacerdotes tinha como atribuições a responsabilidade pelos cultos religiosos, manutenção dos templos e cuidados com os símbolos sagrados. Os Anciões era as pessoas mais velhas da comunidade, mais experientes, as quais aconselhavam os sacerdotes e mesmo o próprio rei, quando estes precisavam de alguma ajuda. Os cuidados com exércitos, administração da casa do rei, e dos templos ficavam por responsabilidade dos membros das famílias mais ricas, e com maior destaque dentro da sociedade.
A formação do Estado na sociedade hebraica foi bem diferente do que ocorrera até então. Se o Egito teve um grande Estado centralizado e a Mesopotâmia inúmeras cidades-Estados, entre os hebreus vigoravam cidades independentes e autônomas, sem grande força política, embora tenham experimentado, durante curto período, a centralização do poder, com a Monarquia Hebraica. Enfim, a situação política era de indefinição, em uma região cheia de conflitos.
A Religião
Apesar da pouca importância política e econômica do povo hebreu, seu papel na história da sociedade ocidental é determinante: entre os hebreus desenvolveram-se aspectos religiosos que influenciaram para sempre a cultura ocidental.
O processo evolutivo da religião entre os hebreus é bem diferente do que vimos até agora (vários deuses, antropozoomorfismo, magia, astrologia, oferendas, etc.). Partindo da monolatria (crença em vários deuses, mas adoração e culto a apenas um deles), a sociedade hebraica construiu uma religião monoteísta, para a qual só existe um Deus criador, sendo os outros meras falsificações. Foi apartir do século VIII a.C. que ela se consolidou, com a colaboração dos profetas.
Fonte(s):
profgiba.blogspot.com
Imagens:
Google imagens
parabens pelo trabalho!
ResponderExcluir