domingo, 1 de dezembro de 2013

POEMA / POESIA / TEXTO EM PROSA

Disciplina : Redação

Professora: Marilúcia

Assunto para o 9ºano



POEMA / POESIA / TEXTO EM PROSA    

Poema e a expressão em versos.Refere-se à forma.
No poema encontramos um tema ou temática que é o principal assunto ou mensagem de um poema.
 É muito comum aparecer nos poemas a figura de linguagem chamada onomatopeia (são palavras ou expressões que imitam sons e ruídos produzidos por sinos, campainhas, instrumentos musicais, armas de fogo, vozes de animais, movimentos, etc.).
As onomatopeias são muito utilizadas tanto na linguagem oral quanto na linguagem escrita. São encontradas com freqüência em contos, romances e poemas e em abundancia nas historias em quadrinhos. Exemplos de palavras onomatopaicas:

Atchim – espirro.
Piu-piu: canto do passarinho
Din-don: o som da campainha
Tibum: o som de alguém caindo
Buá: o choro de alguém
Snif: fungado.

Em geral ,no poema predomina a expressão do “ EU”,que projeta seu mundo interior , expressando seus desejos ,emoções e sentimento – o que não significa que o tema esteja apenas relacionado ao amor ou a relação amorosa, mas também a prazeres da vida, medo da morte , indignação diante de injustiças sociais,enfim a todos os acontecimentos,sensações e sentimentos inerentes a existência humana.
O poeta é o autor, e não o “eu” que fala no poema – é importante não confundi-los. O eu lírico é um ser imaginário, sem existência real, criado para representar o autor e desvinculá-lo do “eu’ que se manifesta no texto.

Os elementos do poema:
Cada linha do poema chama-se verso. Elas são linhas incompletas, não chegam ate o fim da página. Muitas vezes as linhas são alinhadas a esquerda. A organização sintática e descontinua, com cortes, ou com a ordem da frase invertida.
O conjunto de versos forma uma estrofe elas estão agrupadas em blocos separadas por um espaço em branco.Esse modo de organizar o texto poético cria uma associação entre forma e o sentido.Os poetas também podem usar letras diferentes e versos que formam figuras como recursos gráficos.

Mas o mais importante recurso que os poetas empregam é a sonoridade.
Além do número de versos e estrofes, há outros elementos formais que podem constituir o poema: métrica (é a medida dos versos, isto é, o número de silabas poéticas apresentada pelos versos), ritmo ( é a alternância entre sons fortes e fracos), estribilho ou refrão(é o verso ou grupos de versos que se repetem numa poesia),rima(semelhança de sons nas palavras ,que aparecem no final dos versos e , raramente , no meio)

No poema temos algumas características: 

1) Os versos podem ser agrupados e uma ou mais estrofes;
2) Explora a musicalidade e o ritmo das palavras;
3) Frequentemente são empregados figuras de linguagem com intenção de criar efeitos de som e de sentido;
4) Predomina a função poética da linguagem;
5) Pode apresentar rima no final ou no interior dos versos;
6) Pode ou não empregar recursos sonoros;

Poesia: É a expressão dos sentimentos, das sensações e emoções do ser. Refere-se ao conteúdo. Pode ser um quadro, uma escultura, um poema, o por do sol, a lua, etc..

Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem. (FERREIRA, 1993)

A prosa (texto em prosa): Sua principal característica é a apresentação do texto em linhas contínuas, em seqüência, com parágrafo e pontuação. Pode ser usado em textos literários e não-literários, como textos científicos,noticias jornalísticas,anúncios publicitários,etc..

EXEMPLO DE TEXTO EM PROSA:

Da utilidade dos animais

Terceiro dia de aula. A professora é um amor. Na sala, estampas coloridas mostram animais de todos os feitios. É preciso querer bem a eles, diz a professora, com um sorriso que envolve toda a fauna, protegendo-a. Eles têm direito à vida, como nós, e além disso são muito úteis. Quem não sabe que o cachorro é o maior amigo da gente? Cachorro faz muita falta. Mas não é só ele não. A galinha, o peixe, a vaca... Todos ajudam.

(Carlos Drummond de Andrade)




REFERÊNCIAS 
AUERBACH, Eric. Mimeses. São Paulo: Perspectiva, 1976
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.
SILVA, Vitor Manuel Aguiar e. Teoria Literária. 2. Ed. Coimbra: Almedina, 1968
WILLEMART, Philippe. Universo da Criação Literária. São Paulo: Edusp, 1999
http://www.infoescola.com/linguistica/onomatopeia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário