O principal meio de comunicação criado no século XX foi a televisão. Tal afirmação é decorrente da amplitude de seu consumo pelas sociedades, possível á totalidade das classes sociais e ideológicas . Apesar de sua presença em quase todas as casas, em sua origem a televisão foi um artigo de luxo, destinado ás classes mais ricas.
A criação da televisão remete ás pesquisas realizadas por John L. Baird, que em 1920 uniu componentes eletrônicos que haviam acabado de ser produzidos em várias partes do mundo e montou o primeiro protótipo da televisão, uma reprodução satisfatória de imagens aconteceu apenas cinco anos depois.
Também neste período, em 1923, o russo Wladimir Zworykin, criou e patenteou o inoscópio, o que lhe rendeu, anos mais tarde, um contrato com RCA. A partir do inoscópio ele pôde desenvolver os primeiros tubos de televisão, chamados Orticon, produzido em escala industrial a partir de 1945.
Mesmo ainda não havendo produção em escala industrial de televisores, as transmissões abertas passam a ocorrer a partir da década de 1930, primeiramente na Alemanha, em 1935, e depois na Inglaterra, EUA e União Soviética. No Brasil, em 1950, houve acesso a um sinal aberto de TV após a inauguração da TV Tupi, pelo jornalista Assis Chateaubriand. A primeira transmissão aconteceu no saguão do ´´Diários Associados``, de propriedade de Chateaubriand.
Foi necessário ainda que o jornalista importasse cerca de duzentos aparelhos de TV para que os programas da emissora fossem assistidos, já que não havia ainda o consumo em larga escala de TVs.
Posteriormente, novas emissoras foram surgindo, como Globo, Record e Bandeirantes.
Grupo: Filipe Natan, João Virgínio e Giovanni.
Ano: 9°ano²
Matéria: Português
Professora: Reginalda
Nenhum comentário:
Postar um comentário